Cidades Destaque Política Presidente Venceslau
Publicado em 07/03/2017 às 13:37 - Autor:

CEI do IPREVEN é questão de tempo para vereadores

Foto: Arquivo Fachada da Câmara Municipal venceslauense.

Pressão Total

CEI do IPREVEN é questão de tempo para vereadores

 Isso acontecendo, na noite da próxima segunda-feira durante a sessão da Câmara Municipal venceslauense, poderá ter aprovada pela edilidade com a assinatura de cinco vereadores a tão esperada CEI externa para a averiguação das contas do IPREVEN, quando a Câmara deverá contratar uma empresa especializada para a realização da auditoria no referido instituto previdenciário municipal.

De acordo com o que foi apurado pelo AGORA VENCESLAU, alguns vereadores, antes reticentes, admitirem na noite dessa segunda-feira, 6, mudança de postura diante da criação de uma Comissão Especial de Investigação – CEI externa – para averiguação de possíveis irregularidades no Instituto de Previdência Venceslauense – IPREVEN, votação esta que permitiria uma investigação ou auditoria para averiguação da realidade do órgão municipal previdenciário nos últimos anos.

Os trabalhos da última sessão ordinária foram tensos com a presença de dezenas de venceslauenses cobrando e exigindo daqueles vereadores indecisos ou que não querem votar favorável à criação da CEI, já que até o momento, três vereadores se recusaram fazer parte de uma comissão interna para investigação e querem a criação da CEI externa, sendo eles: Tufy Jr; Roberlei Cola e Raphael Ballestero.

A pressão exercida por parte da população via redes sociais “TODOS POR VENCESLAU” e representada por dezenas de pessoas presentes na sessão da última segunda-feira, portando cartazes de protesto e palavras de ordem, gritando a uma só voz: “vergonha, vergonha, vergonha”, além de terem entoado o Hino da Cidade, num momento de muita emoção, fez com que alguns vereadores aceitassem rever suas posições e votarem favoravelmente a criação de uma auditoria externa.

Iniciados os trabalhos, houve manifestação dos presentes em relação aos pronunciamentos dos vereadores quem em alguns casos, até se desequilibraram emocionalmente. O primeiro a ser contestado em suas palavras foi o presidente da Casa de Leis, o vereador João Paulo Arfelli Rondó. Mais adiante, a vereadora Lucimara Dias, que insistiu na defesa do atual prefeito elogiando sua atuação, recebeu vaias dos presentes e chegou a bater boca com a plateia. Por último, o vereador Antonio Dourado, visivelmente alterado emocionalmente, se irritou com os protestos dos presentes, recebendo reiteradas vaias, demonstrando completo desprepara para a função que ocupa.

Quem mudaria?

Nos últimos dias o vereador Beto Coelho (PHS), teria comentado que mudaria seu posicionamento e seria o primeiro a rever seu voto. Enquanto que, outros vereadores preocupados com a repercussão negativa com uma possível crise de imagem perante o eleitorado local, teriam confidenciado à pessoas mais próximas que também poderiam reavaliar e mudar o voto.

Isso acontecendo, na noite da próxima segunda-feira durante a sessão da Câmara Municipal venceslauense, poderá ter aprovada pela edilidade com a assinatura de cinco vereadores a tão esperada CEI externa para a averiguação das contas do IPREVEN, quando a Câmara deverá contratar uma empresa especializada para a realização da auditoria no referido instituto previdenciário municipal.

NR: Nos Bastidores da política, o que se houve até o momento é a grande capacidade do Prefeito Jorge Duran, de estar conseguindo manter tamanha fidelidade de seus apoiadores na câmara, chegando a  levantar dúvidas sobre promessas já feitas para que todos mantenham posição favorável ao poder executivo municipal. Por outro lado, se as cinco assinaturas se confirmarem para a criação da CEI, será a primeira derrota do atual prefeito nesse início de segundo mandato. Sabe se que ele, Duran, é contra a CEI. Enquanto que para os vereadores do NÃO ou indecisos, seria uma excelente oportunidade para melhorar sua postura diante do eleitorado local, e assim não sucumbir diante de uma crise de imagem, o que poderá comprometer o futuro político de cada um. Já nas redes sociais, a movimentação segue firme, tanto no Facebook quanto no grupo do whats app TODOS POR VENCESLAU, aglutinando simpatizantes como sforma de pressionar e mostrar força, cada dia mais, de pessoas com pensamento favorável à criação da CEI da contas do IPREVEN.

Comentários