Destaque Política
Publicado em 28/10/2016 às 14:55 - Autor:

Com ‘racha’ entre facções, Alckmin diz que segurança se mantém em SP

alckimin

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) desembarcou na manhã desta sexta-feira (28), no Aeroporto Estadual de Presidente Prudente, com o objetivo de cumprir agenda nos municípios de Presidente Bernardes e Marabá Paulista. Durante a visita, Alckmin comentou sobre os possíveis conflitos entre facções criminosas dos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Desde o início do mês, a Polícia Federal e as polícias de São Paulo e do Rio investigam um “racha” entre as maiores facções criminosas que atuam em diversas regiões do país. A notícia do rompimento entre os dois grupos causou certa movimentação de autoridades e, recentemente, 36 presos da facção paulista foram transferidos de unidades no Rio de Janeiro.

As investigações tomaram ainda mais força depois que 18 presos foram mortos em diferentes rebeliões em Roraima e Rondônia.

Em Presidente Bernardes, onde ocorreu o sorteio de 125 casas da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) nesta manhã, o governador disse que o Estado teve problemas “pontuais” que não se referem às facções, porém, o governo prossegue com o trabalho de inteligência.

“Nós tivemos dois problemas perto da capital, mas muito pontuais e não têm relação com o crime organizado. Agora, é um trabalho permanente de inteligência que é feito pela Secretaria de Segurança Pública [SSP] e pela Secretaria de Administração Penitenciária [SAP]. Nós estamos trabalhando 24 horas e os indicadores têm melhorado em todo o Estado”, disse Alckmin, referindo-se ao Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

“Acabou de ser publicado o anuário estatístico federal. São Paulo é o Estado com a melhor segurança do Brasil e com o menor índice de criminalidade. O primeiro do país em segurança e em queda de homicídio. Esta região, de Presidente Prudente, é a melhor região do Estado de Paulo”, completou.

Depois de participar da cerimônia de sorteio de unidades habitacionais, Alckmin acompanhou o plantio de mudas de árvores no Assentamento Florestan Fernandes, também em Presidente Bernardes, e posteriormente seguiu para uma vista à Escola de Moda do Fundo Social de Solidariedade, em Marabá Paulista.

G1 Presidente Prudente
Foto: Valmir Custódio/G1

Comentários