Destaque Esportes
Publicado em 15/12/2016 às 10:38 - Autor:

Corinthians/Americana e Basquete Venceslau abrem Liga de Basquete Feminino

corinthians-americana

Corinthians/Americana e Presidente Venceslau abrem nesta quinta-feira (15), às 20h, no Ginásio Centro Cívico, em Americana, a temporada 2016/2017 da Liga de Basquete Feminino (LBF). A equipe americanense, que manteve praticamente a mesma base do ano passado, se apega ao fato de jogar em casa para sair em vantagem nas disputas. As venceslauenses, que têm algumas mudanças no elenco, buscam fazer história em sua terceira participação no torneio nacional e melhorar o rendimento da edição passada, quando terminaram na lanterna. No Corinthians/Americana, que é o atual vice-campeão do torneio nacional, o clima é de tranquilidade e muita confiança. Tudo isso porque a base da temporada passada foi mantida e o entrosamento é um dos diferenciais da equipe comandada por Antônio Carlos Vendramini. Satisfeito com o desempenho de suas jogadoras durante o período de preparação, o treinador coloca o seu time entre os melhores do torneio nacional e um dos postulantes ao título.

“É um time praticamente igual ao do ano passado, fizemos poucas mudanças. Não tenho dúvidas de que somos um dos candidatos ao título. No basquete, que é uma modalidade coletiva, o entrosamento conta muito, e isso pode fazer a diferença a nosso favor. Temos uma mescla de jogadoras experientes com algumas mais jovens, mas com um nível elevadíssimo. Estou bem confiante em fazer um bom jogo de estreia, mesmo tendo do outro lado um adversário muito competitivo e muito bem treinado. Vai ser uma grande partida, disso eu não tenho dúvidas”, analisou o técnico do Corinthians/Americana, que tem como um dos pilares a veterana ala Karla Costa.

Depois de ficar em segundo lugar no Campeonato Paulista deste ano, o Venceslau não parou. O time comandado pelo técnico Flávio Prado continuou a sua preparação com vistas ao torneio nacional. Apesar de perder quatro jogadoras do elenco vice-campeão paulista (armadora Natália Burian, ala/armadora Maila Ciciardi, ala Carol e pivô Bárbara), o clube do interior não cruzou os braços e fez três contratações pontuais. São elas: a ala/armadora Yasmim Gonçalves, a ala Joice Coelho e a pivô Mônica Nascimento. Com isso, o elenco venceslauense está fechado e pronto para o primeiro confronto na LBF.

“Infelizmente, tive que fazer um trabalho um pouco acelerado, já que as novas jogadoras chegaram há poucos dias e não tiveram muito tempo para treinar, mas acredito muito na qualidade desse nosso grupo. Tentamos ajustar o time taticamente e, ao mesmo tempo, buscamos trabalhar a força ofensiva e defensiva. A intenção foi preparar o time para diversas situações da partida contra o Corinthians/Americana, que é um time muito forte e bem treinado”, disse Flávio Prado.

O campeonato
Também disputam a LBF nesta temporada o Santo André (SP), o Blumenau (SC), o América (PE) e o atual campeão Sampaio Basquete (MA). Uma equipe enfrenta a outra por quatro vezes na primeira fase (duas no turno e duas no returno). Com isso, cada time faz 20 jogos na etapa inicial. Os quatro primeiros colocados avançam aos playoffs.

(Globo Esporte Presidente Prudente)

Comentários