Destaque Esportes
Publicado em 16/06/2016 às 9:52 - Autor:

Dupla venceslauense vive expectativa para estrear no Mundial Sub-17

clarissa e geovana

Ansiedade, nervosismo, alegria e vontade são os sentimentos que tomam conta nos últimos dias das atletas Clarissa Carneiro e Geovana Fonseca, do Presidente Venceslau. Prestes a encararem o primeiro mundial da carreira, as jogadoras da seleção sub-17 de basquete tentam conter os nervos à flor da pele em busca de se preparem bem e ganharem espaço na equipe. Na reta final de treinos antes do torneio da categoria, que será realizado da próxima quarta-feira (22) a 2 de julho, em Zaragoza, na Espanha, a dupla demonstra sintonia no discurso.

“Estamos muito ansiosas, principalmente eu. Estamos focadas e muito felizes. Estamos estudando muito sobre os times e fazendo toda a preparação necessária. Estamos determinadas em buscar não só a medalha, mas de alcançar o nosso objetivo que é ficar em primeiro lugar”, afirmou a pivô Geovana Fonseca.

“Fui duas vezes para o Sul-Americano e uma para a Copa América, mas este é o primeiro Mundial. Estou um pouco ansiosa e nervosa, mas quero muito estar lá, pois todo atleta de alto rendimento quer isto: ir para seleção e ter grandes conquistas. Quero muito estar lá e fazer o meu melhor. O time todo está treinando para isto e vamos nos dar bem, se Deus quiser”, disse a armadora Clarissa Carneiro.

Com 1,78m e 1,89m, respectivamente, Clarissa e Geovana estão acostumadas a atuarem lado a lado. Titulares na equipe sub-17 do Venceslau, elas conhecem bem as características uma da outra. Na seleção, as atletas convivem com mais 12 garotas de diversos clubes do país e de fora, mas para elas isto não é problema, muito pelo contrário. Na visão da pivô, ter um “misto” de personalidades ajuda bastante dentro de quadro.

“Sou amiga de todas, mas nos momentos mais difíceis me abro com a Clarissa. Mas o time está junto desde 2014 e somos fortes juntas. Cada uma com sua qualidade forma um todo. Uma é diferente da outra e cada uma possui um tipo de jogo, mas quando junta tudo, fica um grupo unido e forte”, relatou Geovana.

No Mundial, o Brasil está no Grupo D, ao lado de Espanha, Portugal e Mali. A seleção africana vai ser o primeiro adversário do elenco, na próxima quarta. As brasileiras embarcam à Espanha no domingo (19). Após cerca de 15 dias de preparação em São Sebastião do Paraíso (MG), Clarissa acredita que o grupo tem tudo para fazer uma boa competição.

“A preparação está sendo boa. No começo dos treinamentos eram mais físicos, para ver a condição que cada atleta estava. Mas agora estamos focadas mais no campeonato e nos times que enfrentaremos. Estamos estudando sobre cada um deles com a meta de chegarmos bem no Mundial.”

Sistema de disputa
Conforme o regulamento, na primeira fase, as 16 seleções se enfrentam nos seus respectivos grupos. Todas se classificam para as oitavas de final, que vai ter eliminação simples. Nesta fase, as equipes do Grupo A jogam contra as do B, e as do C com as do D. Os vencedores disputam as quartas de final e, os perdedores, de 9º a 16º lugares. Desta forma, todos os times vão realizar sete jogos ao longo da competição.

Matéria: www.globoesporte.com

Comentários