Destaque Polícia
Publicado em 24/11/2016 às 8:49 - Autor:

Itens apreendidos na Operação Ethos são analisados em Pres. Venceslau

material_1

Nesta quarta-feira (23), a Polícia Civil de Presidente Venceslau informou que está com todos os materiais apreendidos durante a Operação Ethos, realizada no Estado de São Paulo. A ação teve como objetivo cumprir mandados de prisão contra advogados suspeitos de envolvimento com uma facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios do Estado de São Paulo. Ainda segundo a polícia, todas as pessoas presas foram trazidas ao Oeste Paulista, região na qual a investigação foi desencadeada.

No total, foram expedidos 41 mandados de prisão e, destes, 34 foram cumpridos e resultaram na detenção dos profissionais suspeitos de terem elo com a organização ilícita. Outras sete pessoas continuam foragidas da Justiça.

A Polícia Civil informou que o conselheiro Luiz Carlos dos Santos, vice-presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe), que também foi preso durante a operação após as investigações apontarem o seu suposto envolvimento com a facção criminosa, foi levado para a Penitenciária “Zwinglio Ferreira”, a P1 de Presidente Venceslau. Ele é o único dos presos que ainda falta ser ouvido.

Santos, com a participação dos advogados, recebia uma quantia mensal, conforme foi apurado pela Polícia Civil, para informar a facção sobre os assuntos do conselho.

Todos os detidos permanecerão presos, temporariamente, por cinco dias. Entretanto, esse período pode ser prorrogado pela Justiça por mais cinco dias, caso haja necessidade para as investigações serem concluídas.
Inquérito

O inquérito policial sobre o caso foi instaurado em maio de 2015 para apurar crimes de organizações criminosas, lavagem de dinheiro, associação para fins de lavagem, exploração de prestígio e corrupção ativa.

As investigações começaram após informações reveladas através de uma carta que foi interceptada por agentes da Penitenciária “Maurício Henrique Guimarães Pereira”, a P2 de Presidente Venceslau, no dia 11 de maio de 2015, durante procedimento de varredura de rotina realizado no telhado sobre os raios 3 e 4 da unidade.

G1 PRESIDENTE PRUDENTE
FOTO: BRUNA BACHEGA/ TV FRONTEIRA

Comentários