Destaque Política
Publicado em 28/12/2016 às 9:56 - Autor:

Jorge Duran deve anunciar até sexta-feira seus novos secretários

jorge-duran2

O prefeito Jorge Duran deve anunciar entre hoje e sexta-feira os nomes que vão compor as secretarias do seu governo. De acordo com algumas fontes, alguns nomes já são dados como certos e outras secretarias são mantidas em sigilo pelo prefeito. No total, são 13 secretarias, segundo o site da Prefeitura de Presidente Venceslau, mas deve ser criada mais uma pasta, a do Desenvolvimento Social.

Comenta-se que o chefe de gabinete continuará sendo o advogado Élcio Júnior. No jurídico, o advogado Maurício Hernandes deve assumir no lugar de Cláudio Justiniano, que irá para o administrativo. Uma certeza é que o secretário de Finanças, Marcos Otta, deixará o cargo para assumir a mesma função na Prefeitura de Presidente Epitácio, em seu lugar entra Édson Inácio, que atualmente é secretário Administrativo.

Na Secretaria de Planejamento especula-se que o presidente do PP, Fernando Hamada, receberia a pasta. Em troca desta secretaria, o prefeito Jorge Duran ganha o apoio do vereador eleito Percy Paulo Pereira, que a princípio seria uma oposição do seu governo na Câmara. José Antonio Rachopi, o “Zinho”, atual secretário deixaria o cargo e passa a disputar espaço com Bruno Coli, presidente do PHS, na Secretaria de Desenvolvimento.

Outra pasta que deve haver mudança é na Educação. O atual secretário Sebastião Erculiani teria pedido para deixar a pasta. Em seu lugar dois nomes são comentados como favoritos, Gisele Oberlaender Ramos e Daiane Belaz Correia. Pode ser que apareça uma outra opção política e assuma a pasta.

No esporte muitos candidatos apareceram para tentar assumir a secretaria, mas o atual secretário José Marcello Dassie deve continuar no comando.

No Bem Estar Social é certo que Célia Dourado deixará a pasta, por conta a Lei do Nepotismo. O seu marido Tenente Dourado se elegeu vereador e não abre mão de assumir o legislativo. Nenhum nome ainda foi cogitado, mas possivelmente será uma escolha política. Fontes dizem que deve ser alguém ligado ao PT.

A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SEAAMA) também deve ter mudanças. Rodolfo Seddig deverá deixar o cargo. Alguns nomes surgiram, mas segundo fontes ligadas ao prefeito, todos foram descartados.

Na Saúde também deve ter mudanças. A secretaria Suzi Bonifácio não deve continuar. Fontes ligam o nome de Valentim Grion ao cargo. O dentista seria uma indicação do Partido Verde, mas não comenta nada sobre o assunto.

Duas dúvidas surgem nas secretarias de Obras e Saneamento Básico. A princípio não haveria mudança nas pastas. Na Obras continuaria Dilson Leite e no Saneamento Básico, Carlos Gonçalves Ferreira. Mas segundo algumas fontes ligadas a nossa redação, a Secretaria de Saneamento Básico seria assumida por Nilson Scalon. Comenta-se até que a luta de Nilson Scalon na Câmara Municipal em aumentar a taxa de água do município seria para que ele tivesse mais recursos após assumir a pasta.

O IPREVEN não deverá ter mudanças. Seu diretor-presidente Luiz Fernando Scalon continuará no comando da pasta. Ele é funcionário de carreira e filho de Nilson Scalon.

Dúvidas ainda pairam e pode ser que novos nomes sejam anunciados pelo prefeito Jorge Duran. Certo é que estamos há menos de cinco dias dos novos secretários assumirem as pastas e nenhum nome ainda foi confirmado.

Gustavo Moré – Agora Venceslau

Comentários